As pragas mais comuns que tenho combatido são as lagartas e alguns fungos.
As lagartas tenho combatido pela eliminação dos ovos manualmente, pois são visíveis logo pós a posturas das borboletas. Outra maneira é usando-se chá de fumo de corda. O fumo pode ser encontrado já moído em casas agrícolas, tabacarias e alguns supermercados. Basta ferver para se fazer um chá e pulverizar sobre as folhas.
A salsinha principalmente costuma se infestar com um tipo de fungo que torna as folhas esbranquiçadas. Isto ocorre quando as folhas estão muito densas e a umidade muito alta no solo. O problema diminui quando faço um desbaste das folhas, retirando as folhas mais velhas, aumentando a ventilação. Outra medida que tomei foi diminuir a rega, não encharcando o solo, e principalmente não molhando as folhas, só regando o solo. Isto resolveu o problema.
Outra praga comum na salsinha foi a cochonilha, pequenos pontinhos brancos que se fixam nas folhas e acabam produzindo depois pequenas manchas. Pulverizando-se água com detergente de cozinha acaba matando estes bichinhos, pois assim não conseguem formar a carapaça.
É muito comum no cultivo de folhas são os caramujos e lesmas. As formas mais simples e naturais são:
- Colocar-se cascas de banana ou mamão sobre o solo, sob as folhas das hortaliças ou sob pedaços de tábua, assim elas são atraídas pelas cascas, e pela manhã, deve-se recolhê-las e exterminá-las. Aos poucos a população vai diminuindo. Fazer isto é importante pois estes moluscos podem carregar protozoários nocivos à saúde da terra até as folhas.
- Outra forma é colocar-se cerveja em pequenos copinhos descartáveis de café e baixá-los até a borda do copinho ficar no nível da terra, próximos às hortaliças. Os caramujos e lesmas vão entrar no copinho e ficarão ali.
folhas assim esbranquiçadas podem ser consumidas?
ResponderExcluirFolhas das salsinhas esbranquiçada...
ResponderExcluirEu também gostaria de saber se podem serem consumidas!
ResponderExcluir