segunda-feira, 6 de agosto de 2012

- MINHA HORTA SUSPENSA

     Tenho como um de meus hobbies o plantio de uma pequena horta no quintal da minha casa, o que me traz além de um bom lazer e relaxamento, uma forma de transmitir a cultura do gosto pela agricultura aos meus filhos, que aprendi com os meus pais.

     Meus filhos auxiliam-me na plantação e rega das hortaliças, e creio que assim, ao verem desde o preparo do solo, o plantio e o crescimento, terão uma noção do ciclo de vida da natureza, conhecimento de solo e da biologia que ali se desenvolve.

    Não tem por objetivo a lucratividade, visto que por ser em pequena escala, não otimiza nem dilui os custos de produção, proporcionando assim apenas o prazer pelo plantio.

    Descrevo abaixo o projeto que desenvolvi para se adequar ao meu espaço disponível e uma forma de se tornar acessível o trato manual do cultivo.




domingo, 5 de agosto de 2012

- O Projeto

     O projeto pode ser visto abaixo, escala com vista superior, que mostra as dimensões:

Projeto, vista superior.

     A altura das paredes é de 80 cm acima do chão, podendo ser mais baixo se preferir. Internamente, o substrato (solo de cultivo) pode ficar 15 cm abaixo da borda da parede.

     Foi construído com bloco de cimento, revestido com reboque. Internamente recebeu uma camada de impermeabilizante tipo "vedajá", desses que se impermeabiliza internamente caixas d´água.

     Nos cantos e no meio de cada parede foram reforçados com pilares de concreto armado para suportar a pressão lateral da terra. Estes pilares foram estaqueados 0,5 m de profundidade no chão. A última fiada superior de blocos na horizontal também foi armada com barra de ferro.